[IMPORTANTE]: Presidente do Sintravc explica porque rejeita a proposta de Aditivo ao Acordo Coletivo apresentada pela Cidade Verde; Ouça

Em entrevista cedida pelo Presidente do Sindicato dos Rodoviários de Vitória da Conquista, Álvaro Souza, na tarde desta quinta-feira (09), vários esclarecimentos foram prestados em relação a proposta de aditivo ao Acordo Coletivo por conta da situação econômica causada pela pandemia de Covid-19.

Em sua fala, Álvaro ressalta que já apresentou uma proposta razoável à todas as empresas de transporte e que não há motivo de preocupação para os trabalhadores em caso de atraso por parte de qualquer empresa em fechar um acordo.

Nos últimos dias foram veiculadas em grupos de whatsapp mensagens  afirmando que o Sindicato estaria se recusando a discutir uma proposta encaminhada e imposta pela empresa Cidade Verde e que a demora em homologar um acordo acarretaria prejuízos aos rodoviários, que ficariam de fora dos benefícios do governo.

O Presidente do Sintravc ressalta que a informação não procede. O Sindicato está aberto à discussão de um aditivo JUSTO ao Acordo Coletivo e lembra que a demora em fechar um acordo pode ser prejudicial para  A EMPRESA, pois a mesma corre o risco de perder o prazo para obter a ajuda que o governo oferece ao patronato para arcar com algumas despesas.

No caso específico da empresa Cidade Verde, a proposta de acordo que a direção da empresa quer impor, está repleta de ilegalidades que prejudicam os rodoviários, subtraindo direitos inalienáveis.

Veja algumas das propostas feitas pela Cidade Verde e que o SINTRAVC NÃO VAI ACEITAR:

Além de não pagar em dinheiro as horas extras do mês de março deste ano, a empresa propõe ter o direito de compensá-las, através do banco de horas, só a partir de 2021  até junho de 2022. Além disso, propõe reduzir salários dos seus funcionários de forma discriminatória e desigual por meio de critérios escusos.

A empresa quer reduzir o valor do Ticket Alimentação na proporção da redução da carga horária, criando uma relação que não tem lógica alguma. O Sintravc não vai aceitar isso.

A Cláusula quarta, nos ítens 4.1 e 4.2 são totalmente inaceitáveis.

A empresa propõe a aplicação de TODOS os dispositivos da MP 927. O Presidente da República, menos de 24 horas depois de assinar a MP 927, revogou o art.18, que permitia a suspensão do contrato de trabalho por até 4 meses sem salário.

O Sintravc tem um proposta razoável e justa, que está encaminhando para todas as empresas de transporte, inclusive a Cidade Verde.

Estamos à disposição para dialogar com todo o patronato, dentro da Lei, entendendo que o momento é complicado para patrões e empregados, porém não podemos aceitar imposições de acordos que prejudiquem os trabalhadores.

O SINTRAVC ressalta mais uma vez que não há motivo para preocupação em relação aos acordos, todos estão correndo dentro do prazo legal e baseados na legislação trabalhista, que não sofreu alterações em suas cláusulas pétreas.

Reforçamos que não acreditem em boatos de ‘Whatsapp’, que tem apenas o objetivo de causar pânico. O SINTRAVC está em pleno funcionamento através dos nossos canais digitais, nossa assessoria de comunicação e o telefone fixo

Confiem no SINTRAVC, que está totalmente amparado na Lei e com a assessoria de um grupo de advogados trabalhistas de extrema competência.

Confira abaixo uma entrevista em áudio com o Presidente do SINTRAVC, Álvaro Souza, explicando em detalhes o assunto. (CLIQUE EM “OUVIR NO NAVEGADOR’ – PODE DEMORAR ALGUNS SEGUNDOS PARA APARECER O PLAYER)

Leia abaixo a íntegra da Proposta de Aditivo ao Acordo Coletivo que o Sintravc encaminhou para todas as empresas de Transporte, incluindo a Cidade Verde.

[COVID-19]: Acesso à sede do SINTRAVC será feito apenas mediante agendamento

SINTRAVC: NOTA DE REPÚDIO CONTRA TODO E QUALQUER ATO DE VIOLÊNCIA