O Movimento Maio Amarelo se encerrou em Vitória da Conquista na manhã deste domingo (31). Uma ação da Prefeitura em parceria com Movimento Familiar Cristão, organismo ligado a Igreja Católica que desenvolve atividades de promoção familiar e social, reuniu dezenas de ciclistas em um passeio ciclístico que teve início na Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santo Antônio, no Bairro Brasil, circulando por várias vias da cidade até a Praça Gerson Sales, no Alto Maron. “A Igreja Católica se solidariza com iniciativas como o Movimento Maio Amarelo, com as questões ambientais” afirma Fernando Barreto, coordenador do MFC em Conquista.
O passeio ciclístico contou com apoio de agentes de trânsito do SIMTRANS, que ainda panfletavam para ciclistas, pedestres, condutores e passageiros dos coletivos. Com o auxílio do carro de som, mensagens educativas eram veiculadas, incentivando as pessoas na rua a adotarem práticas positivas tanto no trânsito como em relação ao meio ambiente.
Durante todo o mês de maio, sob a orientação do Coordenador de Trânsito da cidade, Herling Conceição, foram desenvolvidas várias atividades em apoio ao Maio Amarelo como palestras em escolas e empresas, simulação de acidente de trânsito, blitz educativa e entrevistas. A parceria entre a Prefeitura e a iniciativa privada, possibilitou a confecção de material gráfico distribuído em todas as ocasiões, divulgando as orientações do Movimento para a diminuição dos acidentes, objetivando a redução de mortos e feridos nos acidentes viários.
Mesmo com o mês chegando ao fim, durante todo ano o Maio Amarelo continua. Não se trata portanto, de uma simples campanha, mas sim um movimento de nível mundial de alerta à sociedade para os graves danos causados pelo uso inconsciente do veículo e da via.
Fonte: Transitar