Sintravc – Dando Sangue Pelo Rodoviário!

Ascom/Sintravc

3-img-20161128-wa0002

Um dia de atividade especial, dar mais que nosso trabalho, dar o sangue pela categoria”, assim definiu Alvaro Souza, presidente do Sintravc, sobre a última sexta-feira (25/11), o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue.

Em parceria com o Sest/Senat , o Sintravc – Sindicato dos Rodoviários de Vitória da Conquista e Região, apoiou e participou da campanha promovida pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) de doação de sangue.

Com o tema “Desafio no Sangue“, a fundação estimulou a prática da doação regular de sangue, motivada pelo fato da Bahia operar com o estoque inferior necessário de bolsas de sangue. Segundo o instituto, “apenas 1,4% dos baianos doam regularmente, percentual abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS)”. Segundo a OMS, o ideal é que de 3% a 5% da população doe regularmente.10-img-20161128-wa0010

Doadores
Para o delegado sindical, Moisés Santos Rodrigues, foi a primeira doação e ele diz ter gostado da experiência. “Participar doando, além de ajudar na reposição do estoque, ainda estimula os outros companheiros a doarem”, avaliou.1-img-20161128-wa0001

Maria do Carmo, diretora da Mulher, destacou que é de grande importância a participação feminina na campanha, na qual “a doação de sangue é um gesto solidário, humanista e salva vidas”.

Telma Amorim que fez mobilização entre as mulheres do sindicato, afirmou que “independente do período de campanha, as rodoviárias continuarão dando sangue pela causa”.

Critérios de doação
Independente do período de campanha, o Hemoba mantém atividade permanente

de coleta e informa que para doar sangue o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar 50 quilos ou mais e ter idade entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. É necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura, e portar um documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista ou de reservista) em bom estado de conservação.

Alvaro Souza é reeleito presidente do Sintravc e diretoria exercerá o mandato no triênio 2016/2019

SINTRAVC ALERTA PARA PARALISAÇÕES ANTES DA GREVE NA VIAÇÃO VITÓRIA