O SINTRAVC (Sindicato dos Rodoviários de Vitória da Conquista e Região), vem por meio desta nota esclarecer à população conquistense, os boatos e difamação/injurias que surgiram após as paralizações que aconteceram nos no último dia 08 de maio de 2015, manifestações cujo objetivo era o de denunciar as irregularidades que ferem o direito dos trabalhadores que prestam serviços nas empresas de transportes Viação Vitória e Cidade Verde (empresas que atuam no transporte público desta cidade).
Ao contrário do que foi divulgado em alguns meios de comunicação da cidade, as paralisações não foram organizadas de maneira que desrespeitassem a lei. O Sindicato sempre tem a preocupação de consultar a equipe jurídica antes de mobilizar a categoria, para que tais mobilizações não sejam realizadas de maneira irregular e não nos tirem o nosso direito de luta.
O principal motivo que levou o Sindicato a promover a mobilização do dia 08, foi a cobrança do benefício do Plano de Saúde, acordo realizado entre as Empresas empregadoras e o Sindicato em negociações anteriores, mas, que infelizmente não vem sendo cumprindo. Como é do conhecimento de todos, conforme foi divulgado nos meios de comunicação da cidade, devemos destacar que a Empresa Viação Vitória, pode abandonar a cidade a qualquer momento, deixando os seus colaboradores a ver navios. Quanto a Cidade Verde, temos visto que a mesma vem cometendo todo tipo de arbitrariedade com os seus motoristas, cobradores e demais prestadores de serviços.
As paralizações são a favor da categoria e é um direito de qualquer trabalhador. São em favor da comunidade conquistense! Já que, nossos companheiros estão à disposição de ambas as empresas, e, principalmente da população conquistense. Trabalhando de domingo a domingo, faça sol ou chuva, feriado ou não, e ainda assim, não tem seus direitos trabalhistas reconhecidos e garantidos. E é devido a tudo isso, que a postura do Sintravc é de unicamente e simplesmente defender esses trabalhadores vítimas de um sistema patronal que não reconhece a importância da categoria que transportam os cidadãos responsáveis pelo desenvolvimento e crescimento da nossa cidade.
Gostaríamos também de ressaltar a importância da participação da categoria na luta. Não se deixem intimidar pelo assédio moral dos empregadores, essa prática é crime, e o Sindicato está com o seu setor jurídico á disposição para ajudar e auxiliar em eventuais problemas de caráter trabalhista. Se a categoria ceder à pressão, o movimento perde a força e podemos até mesmo perder, tudo o que já conseguimos conquistar. Estas empresas só pensam em enriquecer cada vez mais, passando por cima dos direitos garantidos com nosso suor e luta ao logo dos anos.
Por fim, pedimos a compreensão de todos os trabalhadores, pais de família, donas de casa, jovens, idosos e estudantes. Que vocês, população conquistense, continuem apoiando a nossa causa. E que a nossa categoria perceba a importância de estarmos unidos rumo a mais uma conquista, pois, todas as vezes em que os patrões se unem, os prejudicados somos nós.
Sindicato, força, luta e transparência!