SINTRAVC apoia rodoviários mineiros e veto de Zema que causaria demissões é derrubado

União da categoria em todo o Brasil foi fundamental para a vitória

O presidente Álvaro Souza e diretores do SINTRAVC se juntaram a diversos outros sindicatos e federações do Brasil todo nesta quarta-feira (10) para pressionar o Legislativo de Minas Gerais a votar pela derrubada de um veto do governador Zema que prejudicaria os empregos dos rodoviários mineiros e abriria precedente para que o dano ocorressem em todos os estados brasileiros.

A pressão dos rodoviários na Assembléia Legislativa de Minas Gerais surtiu efeito e no início da tarde, a maioria dos deputados, 41 contra 19, conseguiu derrumar o veto do governador Romeu Zema (Novo) ao projeto de lei 1.155/2015, que regulamenta o transporte fretado no estado. Com a derrubada do veto, a atuação dos ônibus de fretamento que trabalham com empresas de aplicativo passa a ser proibida em Minas Gerais na modalidade circuito aberto, o que garante o emprego dos trabalhadores, tendo em vista que a liberação dos aplicativos de ônibus iria causar um enorme baque nas empresas e gerar muitas demissões.

Na Reunião Extraordinária, 41 deputados votaram contra o veto, dois votos a mais do que o necessário para sua rejeição. Outros 19 parlamentares se posicionaram a favor do entendimento do governador.

Em seu discurso na porta da ALMG, Álvaro Souza ressaltou que somente com a união de todos seria possível derrubar o veto de Zema.

O PL 1.155/15, do deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT), impede o fretamento para viagem intermunicipal intermediada por terceiros que comercializem lugares de forma fracionada/ individualizada por passageiro e com característica de transporte público, como fazem os aplicativos de ônibus.

O votação de hoje representa uma vitória não apenas para os colegas mineiros, mas para todos os rodoviários do Brasil, que estão mais do que nunca unidos.

ASSISTA ABAIXO A ÍNTEGRA DA SESSÃO:

Portaria proíbe demissão de trabalhador não vacinado contra covid-19

Falta de exame toxicológico vai dar multa automaticamente