Sintravc entrega na Câmara Projeto de Lei que impede a extinção da função de cobrador

Ao final da sessão ordinária desta sexta-feira (15) na Câmara de Vereadores, o presidente do Sindicato dos Rodoviários de Vitória da Conquista (SINTRAVC), Álvaro Souza, entregou ao vereador Gilmar Ferraz a proposta de um  Projeto de Lei que visa garantir que a função de cobrador não seja extinta no transporte público de Vitória da Conquista e impedir que os motoristas exerçam dupla função. Ou seja, que eles façam a cobrança das passagens junto aos usuários.

A proposição pretende garantir que qualquer tipo de transporte legalizado que atenda a no mínimo 10 passageiros tenha a presença do cobrador (a). “O cobrador ou cobradora não existe apenas para receber o dinheiro e dar o troco. Estes profissionais são essenciais tanto para ajudar os passageiros quanto os próprios motoristas”, defende Álvaro Souza.

Organizar e fiscalizar as operações dos ônibus e outros veículos de transporte coletivo, condições de operação, cumprimento dos horários, preencher relatórios, atender e sanar as dúvidas dos usuários, em alguns casos, agir na solução de ocorrências, são algumas das funções desses profissionais.

Os cobradores também são responsáveis por auxiliar os portadores de necessidades especiais no embarque e reduzir ao máximo distrações que possam atrapalhar a concentração do motorista durante a viagem.

A necessidade de acionar o legislativo na defesa da função de cobrador surgiu após a divulgação de notícias veiculadas em alguns blogs de que a extinção da função de cobradores poderia ser uma alternativa para o equilíbrio econômico-financeiro das empresas de ônibus.

Edital de Convocação

Sintravc participa de protesto contra a Reforma da Previdência