Reajuste salarial de Salvador está entre os maiores da categoria no Brasil

falabahia
foto: falabahia.com

Apesar da proposta aceita pelo Sindicato dos Rodoviários de Salvador e empresários de ônibus em reunião na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego da Bahia (SRTE-BA),  na última terça-feira (19), ter gerado descontentamento em um grupo de trabalhadores da categoria, os 10% de reajuste salarial para os trabalhadores da capital baiana figuram entre os maiores do país.

Além do aumento no salário, o acordo garante tíquete alimentação de R$ 15,40, com desconto de 12% do valor, inclusão da contratação de mulheres nas áreas operacionais das empresas e recontratação de funcionários demitidos no carnaval. Prevê ainda implantação de uma comissão em até 60 dias para definir sobre a participação nos lucros.

O represente do Sindicato das Empresas de Transportes Geral (Seteps), Jorge Castro, afirmou em entrevista ao Varela Notícias que as empresas não têm condições de, no momento, arcar com o reajuste. Entretanto, ele afirma que os empresários aceitaram a proposta para evitar o caos que a greve traria para a cidade, evitando assim maiores prejuízos à população.

“Teremos que melhorar a produtividade e cortar custos para dar esse reajuste aos trabalhadores, como por exemplo aumento o combate contra os clandestinos e diminuir o número gratuidades absurdas e desnecessárias com a ajuda da prefeitura e do governo do estado”, pontuou. Castro afirmou ainda que não há risco de aumento das tarifas: “O aumento no salário dos rodoviários não interfere no preço da tarifa, que será mantida a mesma até a database do próximo reajuste”..

Em outras capitais como São Paulo (SP), Porto Alegre (RS) e São Luís (MA) o reajuste aceito pelos trabalhadores foi de 9%, 8% e 8,5%, respectivamente. Valores abaixo do aumento para os trabalhadores de Salvador. No Rio de Janeiro, a categoria ainda está em negociação e o reajuste pedido é de 10%, assim como o concedido para os soteropolitanos.

Já em Belo Horizonte, cidade que a categoria decretou greve nesta quarta-feira (20), os rodoviários pedem aumento de 25%, proposta considerada fora das possibilidades pelos empresários.

Confira os reajuste em algumas capitais brasileiras:

Cidade Reajuste
São Paulo 9,0% (concedido)
Porto Alegre 8,0% (concedido)
São Luis 8,5% (concedido)
Salvador 10% (concedido)
Rio de janeiro 10% (em negociação)
Belo Horizonte 25% (rodoviários em greve)

Fonte: Rodoviários da Bahia

COM AÇÕES EM MAIS DE 190 CIDADES, “MAIO AMARELO” JÁ É CONSIDERADO SUCESSO EM SEU SEGUNDO ANO

Preço da gasolina pode ter aumento de até 9,5%, apontam economistas