Sest/Senat e PRF realizam terceira etapa do ano do Comandos de Saúde nas Rodovias

Imagem: divulgação Sest/Senat

Aconteceu nesta quarta-feira, 19, a terceira etapa de 2015 do Comandos de Saúde nas Rodovias em 26 unidades da Federação, e teve como tema central o combate ao colesterol. O assunto escolhido deve-se ao fato de que comemora-se, no mês de agosto, o Dia de Combate ao Colesterol. O evento foi uma ação conjunta do Sest Senat e da PRF (Polícia Rodoviária Federal). Em Vitória da Conquista a ação aconteceu na BR-116 – km 866.

O objetivo desta edição foi alertar alguns motoristas sobre os riscos provocados pelo sedentarismo e pela má alimentação nas rodovias, que muitas vezes inclui alimentos que aumentam o colesterol, como alimentos industrializados, carnes gordas e mal passadas, frios e embutidos, queijos cremosos e amarelos, pães, doces, frituras e alimentos gordurosos.

O evento contou com a presença de psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, promotores de esporte e lazer, odontólogos e educadores físicos. “O intuito foi oferecer melhores condições ao trabalhador do setor de transporte rodoviário para que ele possa desempenhar suas funções de maneira segura”, afirmou o presidente do Sest Senat e da CNT, Clésio Andrade.

Sobre o Comandos de Saúde

O programa orienta os motoristas sobre a importância dos cuidados básicos com a saúde, com o objetivo de evitar acidentes e garantir mais segurança nas rodovias. Os profissionais são abordados pelos agentes da PRF e convidados a participar da ação.

Os motoristas passam por exames rápidos, como aferimento de pressão, verificação de peso, altura, massa corpórea, circunferência cervical e abdominal, acuidade visual e auditiva, frequência cardíaca, glicemia, triglicerídeos e colesterol. A realização dos exames é sempre acompanhada por um médico que, quando necessário, encaminha o motorista para atendimento e tratamento na rede pública de saúde. Além dos exames, os profissionais também serão orientados sobre os riscos provocados pela má alimentação, o que aumenta o colesterol.

A meta é atender, em média, 3.000 motoristas em todo o país. Em 2014, aproximadamente 14 mil profissionais foram atendidos. Desde o lançamento do projeto, em 2006, mais de 80 mil motoristas participaram da ação. A última edição do ano do Comandos de Saúde nas Rodovias está prevista para o dia 21 de outubro.

Além de oferecer os serviços de saúde no Comandos de Saúde nas Rodovias, o Sest Senat também oferece, nas 149 unidades espalhadas pelo país, atendimentos nas áreas de odontologia, fisioterapia, psicologia e nutrição, além de cursos para o desenvolvimento profissional dos trabalhadores em transporte.

Fonte: Sest/Senat

Assessoria de Comunicação Sindicato dos Rodoviários de Vitória da Conquista e Região

Perdeu a Carteirinha do Sintravc? Saiba o que fazer!

Sintravc realiza ação solidária à Casa do Amor