Não deixe de se sindicalizar: conheça os benefícios

Logo Marca Cortada11

A sindicalização não é obrigatória, mas é um direito do trabalhador. Os sindicatos são representantes dos trabalhadores e sindicalizar-se significa participar de ações que valorizam a categoria para manter direitos já conquistados e ampliá-los.

Cada um dos avanços alcançados pelos trabalhadores foram fruto de intensa mobilização coletiva. Foi dessa maneira que os sindicatos fizeram história e trouxeram para o mundo do trabalho muitas das principais conquistas que hoje são benefícios dos trabalhadores, como o vale-refeição, o vale-transporte, o 13º salário, a jornada específica e a Participação nos Lucros e Resultados (PLR), entre tantos outros.

No Brasil, o número de sindicalizados, em 2009, era de 16,45 milhões, o que correspondia a 17,7% da população, segundo dados da Pnad 2009 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Para implantar o banco de horas, a empresa privada ou estatal tem, por força da Convenção Coletiva negociada pelos sindicatos, que se submeter às regras instituídas para proteger os direitos dos trabalhadores.

O trabalhador sindicalizado tem direito a descontos em diversas instituições de ensino, lazer, esporte, saúde e outras, com as quais o seu sindicato tenha convênio. Além de ter assessoria jurídica nos que diz respeito a causas trabalhistas.

Para conhecer melhor os benefícios do nosso Sindicato, venha nos fazer uma visita e se juntar a nós, para que possamos fortalecer cada vez mais a nossa luta.

Saiba quem tem direito e como funciona o décimo terceiro salário

Decisão judicial sobre fracionamento do intervalo intrajornada será dada em dezembro