Está em análise na Câmara dos Deputados um projeto que estabelece o piso salarial de R$ 2.300 para cobrador de ônibus.
O Projeto de Lei 327/22 determina este valor para municípios com mais de 150 mil habitantes.
Segundo a proposta, o valor estabelecido na futura lei será corrigido anualmente pela variação do IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado), apurada pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), ou por outra medida da inflação brasileira.
“Os cobradores de ônibus compõem uma categoria importante para a dinâmica social no País, que é caracterizado pela predominância do transporte por veículos automotores”, afirmou o autor da proposta, deputado Abou Anni, em nota.
“Em que pese a relevância da categoria, ainda inexiste piso salarial proporcional à extensão e à complexidade desse trabalho, como prevê a Constituição”, avaliou o parlamentar. “É necessário avançar para a fixação de um piso adequado”, disse também.
Segundo pesquisa do portal salario.com.br, o salário médio nacional do cobrador de transportes coletivos (exceto trem) foi de R$ 1.375,71, para uma jornada de 42 horas semanais, entre fevereiro de 2021 e janeiro de 2022.
Atualmente, o projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: Diário do Transporte