in

Semob leva a empresas de ônibus projeto que propõe harmonia entre motoristas e ciclistas

 

Motoristas que atuam no transporte coletivo de Vitória da Conquista participam, esta semana, de ações do projeto de humanização no trânsito promovido pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Simtrans), com o objetivo de demonstrar a importância do respeito entre os condutores enquanto trafegam pelas ruas. A atividade também conta com a presença de representantes dos grupos de ciclistas.

Além de palestra e debate sobre formas de melhorar a convivência no trânsito, o projeto conta com uma parte prática. Nela, os motoristas em bicicletas estáticas têm a experiência de passar por situação semelhante à dos ciclistas quando pedalam pelas ruas.

“É assustador, por isso a gente tem que se colocar no lugar deles”, avaliou Itamar Brito, que atua em transporte coletivo há 18 anos. Já Pedro Oscar Santos considerou a experiência positiva. “Precisamos aprender a estar juntos, pois diariamente estamos lado a lado no trânsito”.

Nimário Ferreira, que pedala pelo menos seis dias por semana, destacou o crescimento do número de ciclistas que pedalam por esporte ou se deslocam para o trabalho. “Com esse aumento, é fundamental a harmonia no trânsito e isso só será possível com empatia, com o olhar para a posição do outro”.

Gerente do Simtrans na área de Educação Para o Trânsito, Wendel Ferraz disse que a Semob dará seguimento a atividades desta natureza. “Estaremos com o grupo de motoristas do transporte coletivo até a sexta-feira. Depois, vamos trabalhar também com motociclistas”.

Reverter uma justa causa na Justiça do Trabalho é possível?

Sintravc participa da inauguração da nova unidade do Sest Senat em Conquista